Geração Croma


Depois de ler alguns cromos da Caderneta de Cromos do Markl percebi que apesar dele ter alguns aninhos a mais que eu, muitos daqueles cromos fizeram parte da minha infância. E quanto mais leio e oiço capítulos desta Caderneta mais gosto da "nossa" Geração Croma! Claro que na minha praia também havia uma bola Nívea gigante e que a minha mãe gastou um dinheirão na compra de metros e metros de elástico para jogar na rua. Cortei e recortei muitos vestidinhos para as bonecas de papel e via o Natal dos Hospitais do principio ao fim (publicidade e tudo). Tinha um peão, um iô-iô, um saco de berlindes, a colecção das K7 dos Onda Choc e fazia todas as cadernetas de cromos que havia na papelaria (penso que nunca fiz nenhuma até ao fim). Joguei Spectrum, Sega Master System e Nintendo (soprei muitos jogos na esperança de funcionarem). Tirei muitas fotografias de rolo e fiquei chocada quando descobri que no Zoo havia um cemitério para cães. Comi sacos e sacos de peta zetas, fás, pastilhas gorila e pirata e sacos de "fofinhos" que o meu avô trazia de Espanha todos os sábados. Vi todos os filmes da Disney em brasileiro, chorei a ver o ET e coabitei com cães de loiça e quadros do menino que chora. Via o 1,2,3, a Casa Cheia (que os meus avós jogavam todas as semanas) e parava o mundo para ver os Jogos sem Fronteiras. Tive bichos da seda, ia buscar folhas de amoreira ao cimo das árvores e tinha pés de feijão a crescer em algodões. Joguei à Sirumba, tocava às campainhas e fugia e telefonava para desconhecidos a dizer os maiores disparates do mundo. Fazia festas na lição nº 100, jogava ao quarto escuro, ao bate-pé, ao mikado, ao paxixi e ao loto (ainda hoje jogo) e devorava todos os sugus que havia nas festas de anos. Tirava as cargas das canetas de feltro para pintar mais rápido e tinha canetas com barquinhos que andavam para baixo e para cima. Fazia casas no meu quintal com lençóis e panos pendurados nas cordas da roupa. Tinha Barbies, Nenucos, PiniPons, Playmobil, Legos, Pequenos Póneis e Barriguitas.
Podia ficar aqui o dia todo a descrever estas pequenas coisas que fizeram parte da minha infância que a lista de certeza que ficava muito maior...Vou deixar o próximo capitulo para outro dia.

Tinha isto e era mesmo "orgulhosamente totó".

Sem comentários:

Enviar um comentário